Aula 01 - GUI JAVA - Interface Gráfica em JAVA
Bom dia pessoal,
Não teve jeito, fui "abduzido" para aprender essa poderosa linguagem de programação JAVA.
Para tanto, na medida em que for conseguindo aprender mais, irei tentar postar aqui sobre meus feitos. Para esta primeira aula no blog, postarei uma janela simples em Java, utilizando a classe JFrame.
obs: Estou utilizando a IDE Netbeans
01. Crie um novo projeto simples, e coloque o nome Aula01. Ou utilize o atalho SHIFT+ CTRL+ N
02. No código digitaremos o seguinte:
package Aula01;
//Abaixo temos a importação dos métodos que serão utilizados no programa gráfico, Jbutton e Jframe
import javax.swing.JButton;
import javax.swing.JFrame;
//Aqui extendemos o JFrame, para utilizar as funções diretamente como por exemplo setSize
public class Aula01 extends JFrame {
public Aula01() {
//método onde cria a janela com o título Minha Janela na barra de títulos
super("Minha Janela");
JButton botao = new JButton("Aperte aqui!");
//acima criação de um novo botão com método JButton
//abaixo estamos adicionando o botão no content
getContentPane().add(botao);
//Na sequencia a definição de quando apertar o X, sair da aplicação
//configurando a janela em 300 pixels por 300 pixels
//colocando a janela como visivel
setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
setSize(300, 300);
setVisible(true);
}
//no método principal ou seja o main, devemos chamar a classe que está a janela criada JFrame.
public static void main(String[] args) {
new Aula01();
}
}
03. Após salvar, execute para verificar como ficou sua primeira janela em Java ( Ou SHIFT + F6).
04. Para finalizar algumas referências que estão me ajudando bastante no desenvolvimento dos primeiros passos na linguagem de programação JAVA.
Não teve jeito, fui "abduzido" para aprender essa poderosa linguagem de programação JAVA.
Para tanto, na medida em que for conseguindo aprender mais, irei tentar postar aqui sobre meus feitos. Para esta primeira aula no blog, postarei uma janela simples em Java, utilizando a classe JFrame.
obs: Estou utilizando a IDE Netbeans
01. Crie um novo projeto simples, e coloque o nome Aula01. Ou utilize o atalho SHIFT+ CTRL+ N
02. No código digitaremos o seguinte:
package Aula01;
//Abaixo temos a importação dos métodos que serão utilizados no programa gráfico, Jbutton e Jframe
import javax.swing.JButton;
import javax.swing.JFrame;
//Aqui extendemos o JFrame, para utilizar as funções diretamente como por exemplo setSize
public class Aula01 extends JFrame {
public Aula01() {
//método onde cria a janela com o título Minha Janela na barra de títulos
super("Minha Janela");
JButton botao = new JButton("Aperte aqui!");
//acima criação de um novo botão com método JButton
//abaixo estamos adicionando o botão no content
getContentPane().add(botao);
//Na sequencia a definição de quando apertar o X, sair da aplicação
//configurando a janela em 300 pixels por 300 pixels
//colocando a janela como visivel
setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
setSize(300, 300);
setVisible(true);
}
//no método principal ou seja o main, devemos chamar a classe que está a janela criada JFrame.
public static void main(String[] args) {
new Aula01();
}
}
03. Após salvar, execute para verificar como ficou sua primeira janela em Java ( Ou SHIFT + F6).
04. Para finalizar algumas referências que estão me ajudando bastante no desenvolvimento dos primeiros passos na linguagem de programação JAVA.
Cansados do modo de treinamento mais acadêmico e com pouca enfase no
mercado e na prática, Paulo e Guilherme Silveira, iniciaram um modelo
diferente. O objetivo era trazer para os alunos o dia a dia do
desenvolvimento, começando sempre pelas perguntas para raciocinar juntos, nunca apresentando respostas rotuladas.


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