Aula 01 - GUI JAVA - Interface Gráfica em JAVA

Bom dia pessoal,

Não teve jeito, fui "abduzido" para aprender essa poderosa linguagem de programação JAVA.
Para tanto, na medida em que for conseguindo aprender mais, irei tentar postar aqui sobre meus feitos. Para esta primeira aula no blog, postarei uma janela simples em Java, utilizando a classe JFrame.
obs: Estou utilizando a IDE Netbeans

01. Crie um novo projeto simples, e coloque o nome Aula01. Ou utilize o atalho  SHIFT+ CTRL+ N





 02. No código digitaremos o seguinte:

package Aula01;

//Abaixo temos a importação dos métodos que serão utilizados no programa gráfico, Jbutton e Jframe

import javax.swing.JButton;
import javax.swing.JFrame;

//Aqui extendemos o JFrame, para utilizar as funções diretamente como por exemplo setSize

public class Aula01 extends JFrame {

    public Aula01() {

    //método onde cria a janela com o título Minha Janela na barra de títulos
   
    super("Minha Janela");
    JButton botao = new JButton("Aperte aqui!");
    //acima criação de um novo botão com método JButton
   //abaixo estamos adicionando o botão no content

    getContentPane().add(botao);
 
    //Na sequencia a definição de quando apertar o X, sair da aplicação
    //configurando a janela em 300 pixels por 300 pixels
    //colocando a janela como visivel
      
    setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
    setSize(300, 300);
    setVisible(true);
   
}

//no método principal ou seja o main, devemos chamar a classe que está a janela criada JFrame.
 
public static void main(String[] args) {
                new Aula01();
    }
   
}



03. Após salvar, execute para verificar como ficou sua primeira janela em Java ( Ou SHIFT + F6).



04. Para finalizar algumas referências que estão me ajudando bastante no desenvolvimento dos primeiros passos na linguagem de programação JAVA.






Cansados do modo de treinamento mais acadêmico e com pouca enfase no mercado e na prática, Paulo e Guilherme Silveira, iniciaram um modelo diferente. O objetivo era trazer para os alunos o dia a dia do desenvolvimento, começando sempre pelas perguntas para raciocinar juntos, nunca apresentando respostas rotuladas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museu do Atari libera código fonte

Algoritmos com Visualg no Linux

Fórmula de Bhaskara